domingo, 7 de dezembro de 2008

Refeição Comunitária, mais do que um projeto.

Olá, colegas!
Tudo bem?

Hoje falaremos de um projeto muito interessante, o Refeição Comunitária, realizado aqui no PEF João Solimeo. Para explicar melhor como funciona, colhemos o depoimento da Educadora Dinorah Ferreira, que vocês poderão conferir agora:

"A idéia desse projeto nasceu da necessidade e preocupação em oferecer às crianças uma alimentação básica, pois muitas delas chegavam às 09h e só iam embora às 17h. Era muito tempo dentro de uma escola com o estômago vazio.
No início fazíamos “vaquinha” para poder oferecer o café-da-manhã às crianças, mas depois ficou complicado porque o número de pessoas aumentou. Então, resolvi arrecadar roupas, brinquedos e sapatos, os quais eu vendia no bazar e todo o dinheiro era usado para comprar mais alimentos.
Com o tempo resolvi servir almoço porque o lanche não estava sendo suficiente, só que era preciso mais dinheiro. Foi onde comecei a juntar latinhas e papelão para vender. A idéia deu certo! Com o dinheiro o almoço começou a ser servido.
Esse projeto deu tão certo, que hoje temos mais de duzentas pessoas tomando café-da-manhã, almoçando e tomando café-da-tarde.
É tão gratificante vê-los comendo, pois muito só têm essa refeição aqui na escola. O mais importante de tudo é que Deus nos abençoa sempre: temos todos os tipos de pessoa comendo, mas a integração e o respeito dentre eles é muito grande.
Tenho uma boa equipe de bolsistas que colaboram e muito no preparo das refeições. Essa solidariedade é gratificante porque não é só dar comida, nós ensinamos regras básicas de Etiqueta. Ninguém senta à mesa com boné, sem camisa etc. Orientamos nas regras básicas de higiene pessoal, como lavar às mãos, mastigar de boca fechada etc.
Pelo menos a nossa parte estamos fazendo e o mais importante, é que todo mundo se sente bem-vindo aqui no Programa Escola da Família da E.E. João Solimeo."


É uma satisfação para todos os envolvidos saber que esta ação promove o bem estar, mesmo no curto espaço do final de semana, a algumas pessoas.

O mais importante é continuar e multiplicar os resultados desse projeto, sempre com o propósito de atingir o bem e inspirar outros a fazê-lo.

Abraços!

Equipe Unida - PEF João Solimeo

Um comentário:

Renata disse...
Este comentário foi removido pelo autor.